segunda-feira, 10 de março de 2008

O sistema da astrologia chinesa

Em ambas existem doze signos, porém no sistema chinês os signos são representados por animais, sendo a Roda da Fortuna em anos, e não em meses. Ao contrário da astrologia ocidental, que se baseia na órbita imaginária do Sol em torno da Roda da Fortuna, ou seja, nas várias constelações que vai visitando, a astrologia chinesa baseia-se principalmente na influência da Lua.

Os astrólogos chineses concentram-se nas estrelas que estão perto da estrela polar, que se encontra nitidamente visível no céu todas as noites, enquanto que os astrólogos ocidentais baseiam as respectivas previsões em estrelas mais distantes, estando apenas metade dentro do raio de visão. Além do ano de nascimento, o dado básico, os chineses também têm em consideração as influencias da estação, do mês, da hora e da temperatura do dia de nascimento.

Os estudiosos não têm uma data precisa sobre o nascimento do horóscopo chinês. Alguns dizem ter surgido durante a Dinastia Han (214 a.C.- 25 d.C.), que foi caracterizada por mitos e crenças ocultistas. Outras fontes afirmam que o horóscopo chinês é contemporâneo ao Imperador Chang (1600 a.C.), conforme provam os estudos arqueológicos das inscrições encontradas em osso de boi e carcaças de tartarugas, idênticas aos seus doze símbolos.

Sem comentários: